Quando lhe fui vestir o pijama, já passava um pouco da hora de deitar, que varia sempre todos os dias entre as dez da noite e a uma da manhã. Pois desisti de a pôr na cama às nove e meia e esperar que ela pulasse na cama, cantasse e batesse palminhas, desarrumasse a cama dela, a minha, e o quarto durante três horas antes de se deixar dormir! Mas voltando ao início, estava a começar a vestir-lhe o pijama, quando ela me diz: -Não quero esse. Quero o da prinxesa ”. – Tudo estaria bem se ela tivesse algum pijama com princesa. O pior é que não tinha nenhum. Tinha pijamas com Vacas, coelhos, ursos, anjos, tartarugas, flores, Noddy , patos e o que mais puderem imaginar, mas princesas não!
- Oh filha, mas tu não tens pijamas com princesas… – a birra ameaça aumentar gradualmente. Fico atrapalhada. Olho para o relógio considerando a hipótese de dizer: - Está bem, então vamos comprar um…Mas já passa das onze da noite. Viro-me para o pai em busca de auxílio. -E agora o que faço? Pergunto-lhe.
- Sei lá! - Responde ele – Feitiozinho soviético – chama-lhe ele, ri-se e vai-se embora.
Fico eu ali, atrapalhada a olhar para o pijama em busca de uma saída. Huuum …O pijama tem uma Casinha, com Flores à volta, nuvens e o sol.
- Olha, sabes, tu não vês, mas este pijama tem uma princesa. Ouve a mamã, estás a ver, esta casinha é a casinha da princesa e o sol e as nuvens, estão a tomar conta dela. - Ela começa acalmar-se e a ficar curiosa:
- A prinxesa ” está dormir na casinha?
- Não – respondo – lhe – já vais ver…
-Está escondida nas nuvens? –Pergunta .
-Não. Vamos acabar de vestir o pijama que eu já te digo onde está a princesa.
Termino de a vestir, pego nela ao colo e mostro-a ao espelho do roupeiro de portas espelhadas que corre ao longo do quarto.
-Estás a ver, o pijama só tem a casinha da princesa, porque a princesa és tu! Estás a ver, a mamã não disse que o pijama tinha uma princesa?
- A Babá é a prinxesa ”- diz ela olhando-se vaidosamente ao espelho.
Sorrio triunfante e levo-a para a cama. Enquanto a adormeço, penso em comprar um pijama com princesa na próxima oportunidade que tiver. É que da próxima vez não sei se ela cai na conversa!
De
lol a 30 de Julho de 2007 às 23:03
Hehehe...
Isso sim é criatividade de mamã....lol
Muito bom... o blog!
Obrigada, mas foi pena não deixar um contacto.
Que post tão terno! Verdadeira delícia! E muito jeito da Mamã Gansa. Mas tens razão, o que resulta hoje pode não resultar na próxima :)
De qulquer modo, na próxima pode querer um pijama com fadas. Tens? Ah, ah!
O meu filho hoje apontava para a prateleira de cima e queria 2prendas de aniversário"! Ninguém percebia o que queria, foram-se tirando muitos brinquedos até se acertar!!!
Ah, ainda bem que partilho a experiência da hora de deitar contigo! À excepção do menino que dorme mal o deitamos, seja a que hora for - só tem um fétiche: temos que o pôr no parque, deixá-lo adormecer e levá-lo para a sua caminha. No parque, já ninguém o usa, só ele, à noite! -, as minhas outras duas cachopas são completamente desregradas. Pois, também variam, assim, até à 1 hora da manhã. Mas a mais velha, agora vai para a cama e fica lá quieta à espera do João Pestana, também era melhor! A pequenita, fica a pular em cima de mim e do sofá, agarrado ao boneco, à maminha, até se render ao óó!
Beijinhos
De rabujenta a 31 de Julho de 2007 às 09:02
Olá, parabens, para mim isso é educar. Com um bocadinho de criatividade, controlou -se a birra da menina e ainda a fez sonhar. Seria muito fácil prometer comprar um pijama no dia seguinte para a princesa, mas a ideia que a menina ficou foi que ela é a princesa. Que delicia imaginar como passou ela a noite e sonhar. que felicidade. Qual gansa atrapalhada!!! safou-se «bué» bem. Bjs
De
sissi a 31 de Julho de 2007 às 11:25
Mamã,
AMEI, isso é que é imaginação. Se não for assim como seria a nossa vida de mamãs. Tenho uma máxima que faço com os meus pequeninos, quando se aleijam ou fazem uma birrinha tola, começo a técnica da distração. Começo assim: aiai olha olha ali (e aponto para o horizonte de preferência à janela) vês já lá vai adiante, não vês, olha no céu, vês a voar agora foi para ali....e eles começam a acalmar e a perguntar onde onde...e continuamos com a lenga lenga e eles acabam por esquecer e depois ficam bem. BJS
SISSI
De
AMS a 11 de Agosto de 2007 às 00:21
:-D fantástico! Realmente só as mulheres para em momento de abosoluta e profunda crise infantil conseguirem manter a serenidade e dar asas à imaginação para abraçar aqueles olhos pequeninos com a doçura dos sonhos.
Parabéns!
Obrigada, mas devo confessar que nesse dia me vi mesmo atrapalhada e não foi assim tão sereno quanto possa parecer, ainda lhe prometi comprar o pijama no dia seguinte, mas ela é mais difícil de convencer daquilo que possa parecer.
De
AMS a 11 de Agosto de 2007 às 00:44
Imagino que sim! A minha princesa de 2 anos também é um osso duro de roer....
a maior parte das vezes não sei se hei-de rir se chorar. Mas acho incrível a forma como pensa e se tenta explicar.
É mesmo assim os nossos filhotes, põem-nos os cabelos em pé e logo a seguir fazem-nos rir. São a nossa maior alegria e orgulho.
Comentar post