aniversário do crónicasde uma mãe atrapa
bolo de bolacha receitas fáceis
Foi no sábado que fizeste 35 mesinhos filha. Há muito que não contava a tua idade por meses, mas agora que estamos em contagem decrescente para os teus 3 aninhos. Conto os dias e recordo com saudade com emoção todos os momentos que passámos juntas. Não me arrependo de um só minuto contigo, mesmo aqueles em que eu me zanguei contigo por seres teimosa e desobediente. Mas admiro a tua ternura, a tua persistência, a tua teimosia. Estás cada dia mais crescida e mais marota. Gostas de nos desafiar para brincar e sabes que tenho saudades dos tempos em que eras bebé pequenina. Chegas ao pé de mim e afagas-me o rosto, dizes-me: não preocupa, a Babá porta bem. No outro dia derramei o leite no chão e tu disseste não preocupa mãe e foste buscar a esfregona e limpaste o chão. Viraste-te para mim e disseste: não preocupa, mãe. Vês a Babá já limpou. Limpou o chão. E eu fiquei inchada de orgulho da minha menina crescida.
Chegas ao pé de mim ,sentas-te no meu colo e dizes-me "embala-me a mim" e eu gosto de sentir o calor do teu corpinho no meu colo e embalo-te até eu ficar com vontade de adormecer ao teu lado, quando isso não acontece. Ralhas com o pai quando ele se zanga com a mamã e dizes para não chatear a mamã. Desculpa filha ontem querias brincar e a mãe estava doente ,não te deu a atenção que merecias. Mas hoje vou tentar compensar-te.
Pedes um mano ou uma mana, mas eu ainda não te posso dar. Eu gostava, mas neste momento não posso. Não me esqueci do desvelo e carinho com que trataste o primo e lembro-me de dizeres que querias um mano meia envergonhada. Eu também queria muito dar-te um mano ou uma mana. Ainda não perdi a esperança. Mas se isso não acontecer, paciência. Aprender a ser mãe contigo tem sido uma experiência fantástica. Parabéns atrasados pelos 35 meses da minha bebé crescida.
Por Darfur
As minhas outras crónicas
Crónicas de outras mamãs
Mãe da Rita, é só o que sou agora
Crónicas de papás
Crónicas de artes
Voando nas asas de Cronos
Clubes da mamãs e papás
O leite da Bá